Nossa História

Fundada em outubro de 2006, a vinícola Abreu Garcia Vinhos de Altitude, localizada em Campo Belo do Sul (Serra Catarinense) não é exatamente uma pioneira no mercado, mas apesar de nova, conquistou nesse pouco tempo, uma posição diferenciada no segmento, que vem crescendo e ganhando destaque nacional e internacional pela qualidade de seus produtos: atualmente, a produção catarinense de vinhos de altitude (produzidos nas regiões mais altas e por isso mais refinados) ultrapassa a marca de 1,5 milhão de garrafas por ano.

Responsável por uma parcela relativamente pequena desta produção (em 2018 a Abreu Garcia produziu 60 mil garrafas), a vinícola chama atenção pela sua história e rápida consolidação, possuindo entre seus rótulos, mais de onze premiações nacionais e internacionais. Esses prêmios são resultado de muito trabalho investido na realização de um sonho que começou em 2006, com a plantação do primeiro vinhedo. Três anos depois, em março de 2009, Ernani Garcia, proprietário da vinícola, com seu filho Arthur no colo, colheu o primeiro cacho de uva. E depois disso, não paramos mais.

Naquela época, Ernani Garcia contou com a experiência do professor Aparecido Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para avaliar e reconhecer o potencial do local e a viabilidade do projeto. Doutor em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux (França), Aparecido - que ainda hoje acompanha com muito zelo a produção da vinícola -, levou os primeiros cachos colhidos para a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Videira, e realizou uma micro-vinificação. As poucas garrafas resultantes foram degustadas na fazenda, e ali começava efetivamente a história da Abreu Garcia.

As parcerias valiosas da UFSC e Epagri garantiram ao projeto uma base sólida e contribuíram com o sucesso do empreendimento. Conhecimento e amor pelo cultivo dos vinhedos somaram-se à localização privilegiada da propriedade (exposição ao sol, altitude e clima típico europeu), e conseguimos um dos melhores 'terroir' entre as vinícolas de altitude, e falar de 'terroir' é falar de um conjunto de fatores como topografia, geologia, pedologia (solos), drenagem, clima, microclima, castas, intervenção humana, e até cultura, história e tradição, que, somados, garantem a qualidade dos vinho e espumantes produzidos. Única vinícola catarinense que dispõem de uma história milenar, com o sitio arqueológico descoberto ao lado dos vinhedos, as datações revelam que o terroir Abreu Garcia começou a ser ocupado entre o século XI e XII D.C.

Hoje, os vinhedos ocupam 10 hectares da propriedade (a ideia é ampliar a área lentamente, ano a ano) onde são cultivadas oito castas de uvas (sete delas francesas e uma italiana).

A Abreu Garcia ainda contou com a experiência de Jean Pierre Rosier, também doutor em Enologia pela Universidade de Bordeaux, e o espírito jovem e apaixonado pela vitivinicultura do enólogo Leonardo Ferrari, graduado pela Universidad de Cádiz – Espanha e formado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Bento Gonçalves (RS).

Leonardo é hoje quem encabeça o projeto e cuida de toda a gestão da vinícola, desde a produção e vinificação até a organização de eventos. Com uma predileção pelos espumantes, busca inovar e ousar na elaboração dos produtos Abreu Garcia, o que já conferiu a vinícola reconhecimento nacional e internacional em diversas categorias e concursos.

Tanto na sede da vinícola, na região serrana - construída a partir de um projeto rústico e diferenciado e sempre aberta à visitação - quanto na loja situada na região central de Florianópolis, com um ambiente intimista e perfeito para eventos reservados nós da Abreu Garcia estaremos sempre dispostos a proporcionar experiências incríveis desde a escolha do melhor rótulo para uma ocasião especial, até a preparação do seu evento, cuidando de cada detalhe com a mesma paixão que cuidamos de nossos vinhedos.